40 Anos do PT

A coordenação do Núcleo do PT Lisboa comemora com ato político em Lisboa

A coordenação do Núcleo do PT Lisboa convida todos e todas a participar em ato político na celebração do quadragésimo aniversário do Partido dos Trabalhadores. O ato terá a presença de fundadores e ex-coordenadores do Núcleo. Lembramos que um grupo de militantes realiza, no mesmo dia, pelas 18h00, um debate sobre imigração na Voz do Operário, em Lisboa.

Data: 10/02/2020; 

Horário: 19h30; 

Local: Casa do Alentejo.

Em defesa do povo

O PT celebra 40 anos, na data da oficialização do Partido, em 10 de fevereiro de 1980. Ao longo das últimas quatro décadas, o PT ocupou espaços de oposição e de poder, contra a ditadura militar, contra os governos neoliberais, sempre em defesa dos direitos do povo e da democracia. O PT é hoje o principal partido da oposição ao governo Bolsonaro, com 53 deputados/as e 6 senadores/as. É o Partido com maior número de governadores/as (4) e a única mulher governadora. Ocupa mais de 200 prefeituras.

Lula assina a ata de Fundação do PT, Colégio Sion, São Paulo, 1980 (foto: Juca Martins).

O Partido dos Trabalhadores surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la. A mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas é a de que a democracia é uma conquista que, finalmente, ou se constrói pelas suas mãos ou não virá

Manifesto de Fundação do PT, 1980.