Mensagem inicial

O PT tem presença firme e constante na Web, que vem crescendo através do site oficial e das redes sociais, instrumentos que permitem repor a verdade sobre os governos do PT e mostrar atividades políticas que não se transmitem em outro lado. Além disso, a página da Fundação Perseu Abramo traz importante contributo para a democratização do conhecimento e os temas políticos ligados às esquerda. Por isso, é com satisfação que apresentamos a página oficial do Núcleo do PT Lisboa. Recuperamos a página, que já existiu no passado durante muitos anos, no mesmo endereço de sempre: ptlisboa.org. O site servirá para a divulgação de matérias do Partido dos Trabalhadores e do Núcleo, estimulando o debate e a participação política.

Em Portugal, o nosso principal objetivo, enquanto Núcleo no exterior, é aprofundar o debate e a luta que permeiam a vida política, social e econômica brasileira e mundial, assim como a organização de petistas filiados e simpatizantes. A luta pela democracia no Brasil, pelos direitos do povo, pela inocência do ex-presidente Lula, assim como os direitos das brasileiras e brasileiros que vivem em Portugal são nosso objetivo primeiro, com a finalidade de implementar estratégias e linhas de ação, além de organizar a militância de petistas no país.

Pautas como o cadastramento eleitoral de brasileiros e brasileiras, a luta contra o racismo, a xenofobia, o machismo, a homofobia, transfobia e bifobia, o combate à extrema-direita, o neonazismo, além da pauta econômica, política e social e os direitos de trabalhadores e trabalhadoras ou de qualquer brasileira ou brasileiro que vive no país, seja trabalhando ou estudando, integram as prioridades do Núcleo do PT Lisboa. Para tanto, procuramos preservar e reforçar o diálogo com as instituições portuguesas e os parceiros do PT, no sentido de articular a solidariedade internacional e promover ações que assegurem a cidadania plena e os direitos de brasileiras e brasileiros em Portugal.

Dentro dessa linha, colocamos este sítio em funcionamento, como um espaço para troca de ideias e experiências, compartilhamento de notícias relevantes para o Partido dos Trabalhadores, seus militantes, filiados e simpatizantes. Que possamos fazer bom uso desse sítio, defendendo a democracia e os direitos do povo, prioridades que sempre pautaram a atuação do PT, tanto no governo como na oposição, desde a sua fundação em 1980.