Lisboa comemorou 40 Anos do Partido dos Trabalhadores

Ato político em Lisboa juntou dezenas de militantes e simpatizantes empenhados na denúncia internacional da perseguição política a Lula, na luta pela democracia no Brasil e na defesa dos direitos das brasileiras e dos brasileiros imigrantes em Portugal

Trabalhadoras e trabalhadores brasileiras/os, sindicalistas, artistas e intelectuais se reuniram na Casa do Alentejo, na segunda-feira, 10, para assinalar o aniversário do PT. O ato político contou com intervenções do Partido Comunista Português (PCP) e do Bloco de Esquerda (BE). Estiveram presentes a segunda secretária da Embaixada de Cuba em Portugal, Jacellys Morales Roque, e a atriz e ambientalista Lucélia Santos.

Antigos membros da coordenação do Núcleo do PT Lisboa, assim como os fundadores do Núcleo, Enaile Iadanza e Manoel Pereira de Andrade, discutiram as lutas que o Brasil atravessa e a importância da solidariedade internacional dos parceiros portugueses do PT. O Partido irá às eleições municipais de 2020 com muita vontade de lutar, procurando recuperar prefeituras e mandatos, construindo uma alternativa para o Brasil e reforçando o movimento para derrotar as forças neoliberais e fascistas.

A coordenação do Núcleo do PT Lisboa elencou as três prioridades políticas que decorrem do contexto político e econômico atual: a defesa da inocência do ex-presidente Lula, a defesa da democracia no Brasil e a luta pelos direitos das brasileiras e dos brasileiros imigrantes em Portugal. A discriminação e a violação dos direitos laborais são problemas significativos que a população imigrante em Portugal enfrenta. O Núcleo procura denunciar esses problemas e encontrar soluções políticas junto dos parceiros portugueses. A imigração foi tema de debate organizado por um grupo de militantes no mesmo dia, na Voz do Operário, que teve música e bolo de aniversário.

No ato, foi feita homenagem à companheira Alcione Scarpin, que muito lutou pelo PT, no mês em que passa um ano do seu falecimento.

A comemoração dos 40 anos do PT teve bolo de aniversário. Após o ato político, o grupo jantou na taberna da Casa do Alentejo. Quatro décadas depois, o companheirismo que construiu o Partido dos Trabalhadores continua vivo na solidariedade da luta pelos direitos dos trabalhadores e do povo, pela igualdade e pela dignidade de todas as pessoas. Continuamos lutando, até à vitória.

Veja aqui as fotos do evento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s