As organizações feministas em Portugal realizam várias atividades no Dia Internacional da Mulher, que ocorre no próximo domingo. O Núcleo do PT Lisboa tem parceria com as várias organizações e participa no dia de luta pelos direitos da mulher.
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) organiza a Manifestação Nacional de Mulheres. O ato começa na praça dos Restauradores às 14h30 e vai até a Ribeira das Naus. A Rede 8 de Março organiza a manifestação da Greve Feminista Internacional. O ato ocorre às 15h00 na Praça Luís de Camões.
O Núcleo do PT Lisboa terá participantes nos dois atos, com materiais de luta pela igualdade e pelo respeito a todas as mulheres. A data é uma oportunidade para discutir e reivindicar o respeito pela mulher imigrante. O Núcleo do PT Lisboa denuncia os casos de discriminação e luta contra as políticas que dificultam a vida das trabalhadoras e das estudantes brasileiras.
O dia da mulher surgiu a partir das lutas e reivindicações trabalhistas, por melhores condições de vida e pelo direito de voto das mulheres, no âmbito dos movimentos socialistas e comunistas. Desde 1975, A Organização das Nações Unidas designa o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher.