Comunicado COVID-19

Caras/os companheiras/os, 

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. O novo coronavírus, COVID-19, foi descoberto no final de 2019. Nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos. A fonte da infeção é ainda desconhecida. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia. Tem sintomas típicos como tosse, febre e/ou dificuldade respiratória. Pode ser necessário internamento hospitalar. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o COVID-19 como pandemia. A doença atravessa barreiras econômicas, sociais e culturais. A resposta não pode ocorrer de forma irracional, que conduz à xenofobia e ao racismo. O direito de acesso à saúde implica melhores condições de enfrentar a doença.

Perante o avanço do COVID-19 em Portugal, especiais medidas de prevenção são exigidas por razão de saúde pública, tais como limitar a concentração e a circulação de pessoas, evitando contato social e eventos sociais, assim como adotar regras especiais de higiene, procurando evitar a propagação da doença.

A coordenação do Núcleo do PT Lisboa consultou especialistas de saúde pública no sentido de orientar a atuação política de filiadas/os e simpatizantes. Tendo em consideração a necessidade de salvaguardar a saúde pública, assim como a saúde dos membros do Núcleo do PT Lisboa, todas as atividades e participações públicas do Núcleo do PT Lisboa estão suspensas. 

Quaisquer alterações da situação de saúde pública, comunicadas pelas entidades oficiais, que permitam retomar o funcionamento do Núcleo serão comunicadas aos membros do Núcleo do PT Lisboa pela coordenação.

A participação política democrática não pode nem deve estar suspensa. Jair Bolsonaro não desistiu de atacar o povo, as instituições e as eleições como forma de expandir o seu poder. Paulo Guedes não desistiu de intensificar a privataria, a liberalização da economia e o corte de direitos dos trabalhadores, para concentrar o poder nos mais ricos. O novo coronavírus, pelo contrário, mostra a fragilidade de um sistema assente na especulação, que já se encontrava à beira da crise. Mostra também a importância dos sistemas públicos de saúde, para atender a população de forma gratuita e universal, não apenas visando o lucro, atuando com racionalidade pública.

A militância política prossegue, utilizando os instrumentos ao nosso dispor, como as redes sociais. 

A coordenação do Núcleo do PT Lisboa mantém o diálogo através dos meios digitais e pode ser contactada pelo email oficial: ptlisboanucleo@gmail.com ou pelo telefone dos membros da coordenação. 

A coordenação do Núcleo do PT Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s