21 de Março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Hoje, há 60 anos, em Joanesburgo, em pleno Regime Fascista Racista e de Segregação Racial – Apartheid, mais de 200 pessoas foram entre mortas e feridas porque protestavam contra as diversas formas de opressão que a população nativa e de maioria negra vivia há mais de 10 anos, quando foi oficialmente declarada a segregação no país.

Há muitos anos, muitas companheiras e companheiros, Movimentos Sociais, Partidos Progressistas e Organizações têm confrontado o que ainda resta de Racismo, Conflitos Étnico-Raciais e qualquer tipo de preconceito.

O Partido dos Trabalhadores lembra a data de hoje com pesar do passado, mas com o olhar no presente e no futuro, para que mudemos esse mundo que ainda tanto reproduz o racismo, assim como o machismo, Misoginia, Xenofobia e Homofobia. Esse mundo que o Capitalismo, apesar de estar em fase final, ainda se alimenta e retroalimenta do racismo, por exemplo, para ainda postergar sua existência. 

A data de hoje, assim como tantas outras é um marco. Mas também um pedido para que nós, do Partido dos Trabalhadores, Centrais Sindicais, Movimentos Sociais, ou seja, a Classe Trabalhadora unida e organizada, continue em luta para que não tenhamos mais datas como a de hoje. A Politização da Ocupação dos Espaços Públicos vai ao encontro da estratégia de construir uma sociedade onde não haja mais guetização, estereotipização, objetificação e discriminação direta e indireta – que não haja mais outros 21 de Março.

Entretanto é importante dizer e frisar, que o Racismo Estrutural, Cultural e Institucional, existem – por mais que muitos digam que não! 

Falar e denunciar o Racismo é importante e necessário porque desejamos construir uma nova sociedade, onde não haja mais a necessidade que para concorrer a uma vaga de emprego uma pessoa precise ter “boa aparência”, que uma mãe não seja espancada pela Polícia em frente à sua filha, que Quilombolas não sejam chamados de animais.

Denunciar o Racismo e suas várias formas não se trata de um “Revisionismo Polêmico”, mas sim, considerar o passado para acertamos o futuro.

Portanto, nós, do Núcleo do PT em Lisboa, conclamamos todEs, que lutemos contra toda e qualquer tipo de discriminação.

Amandla!

A coordenação do Núcleo do PT Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s