O Partido dos Trabalhadores é o grande partido de esquerda na democracia brasileira. Quando passam 75 anos da rendição do nazismo, o secretário de Relações Internacionais do PT, Romenio Pereira, assinou documento, junto com a coordenação do Núcleo do PT na Alemanha, destacando a importância de aprender as lições do passado na luta contra o fascismo no presente:
Infelizmente as ameaças nazifascistas continuam a ser uma realidade em diversos locais do mundo e, como sabemos, principalmente no Brasil.
Assim, aprendendo com o passado e olhando para o futuro, continuaremos lutando contra a extrema-direita e todas os perigos que esta impõe às sociedades.
Romenio Pereira, secretário de Relações Internacionais do PT, Érica Caminha e Jean Goldenbaum, coordenação do Núcleo do PT na Alemanha
O Núcleo do PT Lisboa assinalou a data com vídeo. A peça audiovisual destaca as conquistas alcançadas após a rendição do nazismo perante o exército vermelho, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicada em 1948. Hoje enfrentamos o retorno de ideias terríveis. Hoje, como sempre, lutamos pela democracia, pelos direitos do povo. Fora Bolsonaro!