Organizações alcançam avanços junto da Embaixada do Brasil em Lisboa

Caras/os Companheiras/os, 

Um ano após a posse do presidente Lula, voltamos a estar em casa!

Representantes das organizações que vem reunindo junto com o Núcleo do PT em Portugal tiveram encontro com o embaixador Raimundo Carreiro, entregando carta de 9 organizações para Lula sobre os casos de violência contra a população brasileira em Portugal. 

A reunião marcou a retomada de relações das organizações da comunidade brasileira junto da Embaixada do Brasil em Portugal, após os anos de retrocessos internacionais do anterior governo. 

Numa conquista alcançada pelas organizações, o embaixador anunciou a criação de um Gabinete Social e Jurídico na Embaixada. O diálogo seguirá com uma nova reunião do embaixador com as organizações antes da Cúpula Brasil-Portugal 2024, que ocorrerá em Brasília. 

A reunião abordou problemas e demandas da comunidade brasileira, assim como os avanços já alcançados pela política externa do presidente Lula, como os 17 acordos bilaterais com o governo português. 

A atuação da autoridades brasileiras junto do governo português também permitiu acelerar a documentação de 100 mil brasileiros em Portugal em 2023. 

A Embaixada do Brasil em Lisboa vai trabalhar com o grupo de organizações para encaminhar demandas, monitorar a execução das políticas públicas entre Brasil e Portugal e divulgar junto da população brasileira os avanços alcançados. 

Nesse diálogo, o Núcleo do PT em Portugal seguirá atuando e contribuindo para que a nossa Embaixada seja, também, a casa do povo brasileiro!

Núcleo do PT em Portugal

Organizações signatárias da Carta para Lula:

Núcleo do PT em Portugal – Núcleo do PT Lisboa
Comitê Popular de Mulheres em Portugal
Instituto Política Viva
ALCC – Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania
PCdoB – Partido Comunista do Brasil
ASCULP – Associação de Cidadania e Cultura de Língua Portuguesa
Comitê de Luta Portugal 
Comitê Popular de Estudantes Brasileiros em Portugal
Código Simbólico – Associação Sociocultural

Deixe um comentário