Núcleos do PT debateram os desafios da igualdade com a Secretária Nacional LGBT do Partido

Em um projeto conjunto entre os Núcleos do PT Lisboa, Londres e Alemanha, junto a Janaína Oliveira, secretária nacional LGBT do PT, e Luísa Stern, vereadora suplente de Porto Alegre, ocorreu conversa informal sobre as atuais questões sobre a luta LGBT+, divulgada nas redes sociais. A conversa aproveitou a data de 17 de maio de 2020, que comemora o dia em que a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença. De um lado, a interação didática esclareceu vários aspectos sobre como é forjada a sexualidade e o que significa a sigla, que aumentou de tamanho nos últimos anos. De outro lado, mostrou que o avanço da direita – não somente no Brasil – incrementou a necessidade de se entender como funcionam as fake news, as igrejas conservadoras, ou projetos como o Escola “sem Partido” (mas só se for Partido de esquerda) para que homossexuais sejam considerados indesejados. Também se realçou como é importante demonstrar a interseccionalidade da luta LGBT com a luta feminista, negra e dos/das trabalhadores/as em geral.

Assista aqui ao vídeo da conversa:

Desafios da igualdade, com Janaína Barbosa de Oliveira, secretária nacional LGBT do PT

Iniciativas como este vídeo – que devem se multiplicar – e a atividade de rua – manifestações quando a pandemia cessar – servem para agregar a população em geral à afirmação inequívoca: toda forma de amor é verdadeira. O PT, através da sua militância e das Secretarias setoriais LGBT, promove o debate e a construção de políticas para a igualdade de direitos. Não se trata apenas de uma causa, e sim de garantir a vida, a dignidade, a liberdade, o trabalho, a saúde e a educação de todas as pessoas.

Após o bate-papo virtual com @s amig@s dos Núcleos petistas de Portugal, Alemanha e Londres, juntamente com a querida Janaina Oliveira, Secretária Nacional LGBT do PT, militante da Rede Afro LGBT, percebi que há muita ignorância sobre o tema LGBTQIA, até mesmo entre @s progressistas. Pra combater o preconceito e as injustiças, a gente tem que se informar, seria ótimo encontrar mais vídeos educativos, bem didáticos e de fácil compreensão sobre o assunto. Saber é poder.

Érica Caminha, coordenadora do Núcleo do PT Alemanha

Texto: Núcleos do PT Lisboa, Alemanha e Londres

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s