Ato Stop Bolsonaro reúne campo progressista em Portugal

O Ato Mundial Stop Bolsonaro trouxe dezenas de pessoas na Praça do Rossio, junto com o Núcleo do PT Lisboa. Parlamentares e líderes progressistas falaram em defesa da democracia, manifestando solidariedade com as lutas do povo brasileiro. O ato teve participação do Partido Comunista Português (PCP), Bloco de Esquerda (BE), Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), a Central Sindical CGTP-IN, além de coletivos e associações, em especial o Coletivo Alvito e a Associação de Amizade Portugal Cuba.

Também dão apoio o Conselho Português para a Paz e Cooperação, o SOS Racismo, a Associação 25 de Abril e a Associação Conquistas da Revolução. Entre outrxs, tiveram falas os deputados portugueses Duarte Alves (PCP) e José Luís Ferreira (PEV), Bruno Góis (responsável pelo Departamento Internacional do BE), Fernando Ambrioso (membro da direção nacional da CGTP-IN) e Silvana Silveira (Coletivo Alvito).

O ato evidenciou o caráter genocida das políticas fascistas de Bolsonaro e a crueldade do neoliberalismo de Paulo Guedes contra todo o povo brasileiro. Foram tratados problemas desde o comportamento criminoso do governo em meio a pandemia, os cortes dos direitos trabalhistas e da saúde pública, a privatização da água, o genocídio indígena, até os ataques machistas e racistas. Ao final do evento, alguns participantes ajoelharam em homenagem à luta do movimento Black Lives Matter. Em dia de orgulho LGBT+, a organização do ato lembrou também a importância da luta contra a LGBT+fobia.

Em Lisboa, realçamos os motivos da cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, eleitos com mentiras e disparos ilegais de mensagens, a prisão política de Lula e a perseguição contra as forças progressistas. Agora, o governo Bolsonaro comete crimes a cada dia que passa, com ligações às milícias, dando apoio a movimentos fascistas que querem fechar o Congresso e o STF, o que motiva dezenas de pedidos de impeachment.

Só o fim do governo Bolsonaro e suas políticas permitirá o retorno da democracia e do desenvolvimento no Brasil. Em Lisboa, lutamos pela igualdade, pelo respeito à vida, pelos direitos trabalhistas, pela saúde e pela educação, pelos direitos humanos, pela proteção do meio ambiente, por uma economia justa e inclusiva. Respeitando o distanciamento social e todas as regras de saúde pública para atos políticos, seguimos lutando. Por isso, gritamos bem alto: Fora Bolsonaro!

O Ato Stop Bolsonaro Mundial nas redes sociais

Twitter: @StopBolsonaro

Facebook: @MundialStopBolsonaro

Instagram: @StopBolsonaro

O Núcleo do PT Lisboa nas redes sociais

Twitter: @PTLisboaOficial

Facebook: @PTLisboaOficial

Instagram: @PTLisboaOficial

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s