Cuba: 68 anos do assalto ao Quartel Moncada

Viva o 26 de Julho! Assista o vídeo do Núcleo do PT Lisboa

Em 26/07/1953, um grupo de jovens com 165 pessoas mudaria a história de Cuba e da própria América Latina. Entre aqueles estavam Raul e Fidel Castro, que acabou preso, por terem tentado contra os Quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes. Aquela ação, num dia como o de hoje, junto com o Exército Rebelde, queria por fim ao que Cuba sofria nas mãos do governo dos Estados Unidos. Cuba vivia numa Ditadura Militar, cujo protagonista e marionete do Imperialismo Yanke era Fulgêncio Batista.

Por questões de segurança de sua própria vida, o grande protagonista da Revolução Cubana, o advogado e bravo combatente Fidel Castro, vai para seu exílio no México, onde conhece Ernesto Guevara de La Serna, que anos depois seria conhecido como Cdte Che.

Cuba era o “parque de diversões” dos Estados Unidos, convertido em cassinos e prostíbulos. O povo cubano não tinha tratamento de saúde adequado, vivia em péssimas instalações e quase toda população era analfabeta – uma condição de fácil dominação política.

Porém, depois de 3 anos de enfrentamento à tirania, que começara em 1956, Cuba triunfaria e o processo Revolucionário Cubano, com a participação massiva do povo, iniciaria-se em 1 de janeiro de 1959.

De lá para cá, conhecemos Cuba: soberana, valente, solidária e Socialista!

Viva el 26-07!

#MiMoncadaHoy

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s