Viva o 26 de Julho! Assista o vídeo do Núcleo do PT Lisboa
Em 26/07/1953, um grupo de jovens com 165 pessoas mudaria a história de Cuba e da própria América Latina. Entre aqueles estavam Raul e Fidel Castro, que acabou preso, por terem tentado contra os Quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes. Aquela ação, num dia como o de hoje, junto com o Exército Rebelde, queria por fim ao que Cuba sofria nas mãos do governo dos Estados Unidos. Cuba vivia numa Ditadura Militar, cujo protagonista e marionete do Imperialismo Yanke era Fulgêncio Batista.
Por questões de segurança de sua própria vida, o grande protagonista da Revolução Cubana, o advogado e bravo combatente Fidel Castro, vai para seu exílio no México, onde conhece Ernesto Guevara de La Serna, que anos depois seria conhecido como Cdte Che.
Cuba era o “parque de diversões” dos Estados Unidos, convertido em cassinos e prostíbulos. O povo cubano não tinha tratamento de saúde adequado, vivia em péssimas instalações e quase toda população era analfabeta – uma condição de fácil dominação política.
Porém, depois de 3 anos de enfrentamento à tirania, que começara em 1956, Cuba triunfaria e o processo Revolucionário Cubano, com a participação massiva do povo, iniciaria-se em 1 de janeiro de 1959.
De lá para cá, conhecemos Cuba: soberana, valente, solidária e Socialista!
Viva el 26-07!
#MiMoncadaHoy